fbpx
Tempo de leitura: 5 minutos - Por: Patricia Wellisch

O ramo de comidas e bebidas está sempre se atualizando para acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores. Quem quer vender hoje tem que oferecer o que o cliente quer comprar, e o que ele vai querer em 2020? 

Pesquisamos as maiores tendências de mercado e aqui estão os 5 produtos que irão fazer sucesso esse ano.

 

A queridinha do brasileiro, a cerveja

Mesmo com a queda de vendas da Ambev em 2019 o mercado da cerveja não para, grandes grupos estão sempre tentando ver quem agrada mais ao público, sendo 2019 o ano do Grupo Petrópolis e Heineken. 

Sucesso de vendas no Picks, a cerveja foi a bebida mais consumida pelos nossos usuários em 2019 e tem seguido da mesma forma em 2020. Suas vendas decorrem do seu valor,  o calor de um país tropical e até a praticidade de seu consumo. 

Mas não é somente a cerveja de grandes marcas que faz sucesso, o consumo de cervejas artesanais está crescendo e, com isso, em 2019 houve um crescimento de 30% no número de cervejarias artesanais no mercado brasileiro: mais cervejarias significa mais opções, qualidade e a possibilidade de redução dos valores.

 

O copo reutilizável 

De acordo com a Innova Market Insights, 85% dos consumidores entrevistados esperavam que as empresas investissem em sustentabilidade em 2019. Na pegada da sustentabilidade você pode reduzir o desperdício, reciclar, ou simplesmente acabar com o uso de copos descartáveis no seu negócio. 

A nova solução para o fim dos copos descartáveis é oferecer o aluguel do copo reutilizável. Com ele seu cliente pode devolver o copo e receber o depósito de volta, ou levar o copo como uma memória de uma noite especial. Além disso, os copos depois de usados são higienizados e devolvidos limpos para seu estabelecimento.

 

As novas bebidas prontas

Você já notou que a cada dia aparecem mais opções de bebidas prontas? Um hábito comum dos EUA e Europa está se tornando mais popular no nosso país. Hoje já é possível consumir drinks clássicos direto de uma lata ou garrafa, entre o gim-tônica, ice, ou até mesmo uma taça de vinho. 

Isso não é por um acaso, de acordo com um estudo da Mintel, 31% dos consumidores entrevistados confirmaram que buscam por opções de bebidas alcoólicas prontas para beber. Investir nas bebidas prontas não é apenas oferecer o que seu consumidor quer, mas também entregar drinks com menos custos de bar.

 

O alimentos plant-based

Os produtos plant-based, ou alimentos à base de plantas em português, são produtos feitos com o foco na redução, ou eliminação do consumo de produtos de origem animal. De acordo com o Food Navigator USA as vendas de produtos plant-based subiram em 31% nos dois últimos anos no mercado norte americano. 

A inovação e expansão do mercado de alimentos plant-based são uma consequência do interesse do público em uma vida mais saudável e sustentável. Produtos plant-based ou “do futuro” já estão nas prateleiras do mercado, agora só falta estar no seu cardápio.

 

O gim, com ou sem a tônica

Em crescimento no mercado brasileiro desde 2017, pode acreditar que em 2020 ainda vem mais! O ano fiscal apenas começou e a Diageo, responsável pelo Tanqueray, registrou alta de 7% da receita líquida no primeiro semestre do ano fiscal 2020 e confirma que a alta veio das vendas do gim. 

Seja o gim tônica, ou outro clássico como Negroni, as bebidas a base desde destilado não param de vender e são garantia de sucesso para este ano.

A expectativa é que o Brasil tenha um avanço de 27,5% no consumo de gim nos próximos cinco anos, segundo reportagem da Exame

Estes são apenas alguns produtos que estão na pauta para 2020, seja pelo seu valor, ou pelos novos interesses dos seus consumidores. A dica é se manter atento ao mercado e estar sempre preparado para poder oferecer o que o cliente quer. 

Você que é produtor de eventos, ou dono de um estabelecimento e quer acompanhar em tempo real os produtos e segmentos mais comprados pelo seu público? Entre em contato e venha conhecer o Picks. 

Aumente suas vendas com a solução mais inovadora do mercado. Vamos conversar?

Outras matérias