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Tempo de leitura: 5 minutos - Por: Patricia Wellisch

A tecnologia é a grande aliada da inovação e nos ajuda a viver em um mundo cada dia mais dinâmico e conectado. Hoje já vemos várias formas de usá-las para criar automação de processos onde frequentamos e trabalhamos.

1. O que é automação de processo?

Em resumo, automação de processo é fazer uso de tecnologia, instrumentos, máquinas e outros para tornar automáticos, processos que antes eram feitos manualmente.

Um simples exemplo de processo de automação é fazer o check-in do seu voo online ao invés de fazê-lo aeroporto, como era feito antigamente. Desta forma, deixamos de ter que entrar em contato com uma atendente que fazia seu check-in manualmente e ele passa a ser feito por você através de um sistema até três dias antes da viagem.

 

2. Por que o novo coronavírus torna a automação de processos uma necessidade imediata?

Desde que o Covid-19 foi decretado como uma pandemia no dia 11 de março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde, o mundo teve que mudar radicalmente seus hábitos. Hoje nos preocupamos em lavar as mãos adequadamente, usar máscaras para sair na rua e manter um distanciamento de pelo menos 1,5 metros de outras pessoas. 

Com a necessidade de nos manter afastados e diminuir interações sociais, toda a indústria de alimentos, bebidas e serviços têm buscado novas formas de atender seus consumidores. Se um estabelecimento deve manter pessoas afastadas, isso significa que haverão menos funcionários e consumidores, desta forma, como um estabelecimento poderá garantir a segurança de sua equipe e clientes? A resposta é diminuindo a interação entre ambos os lados através da automação.

 

3. O futuro de uma hotelaria automatizada

De acordo com O Globo, o setor de hotelaria tem buscado várias formas de inovar para atrair hóspedes garantido limpeza e segurança em seus estabelecimentos. A rede americana Hilton, criou o selo Hilton Clean Stay, em que através de um aplicativo, o hóspede é confirmado que ninguém entrou em seu quarto desde a última higienização. 

A rede também tem visto um aumento do uso do Digital Key, em que através de seu celular, os hóspedes conseguem fazer check-in e abrir a porta de seus quartos. Assim utilizando a automação para proteger sua equipe e clientes. Em adicional, o uso do celular como chave para o quarto, segue os protocolos de segurança contactless, que abordamos no blog anterior ao explicar o que são pagamentos contactless e suas vantagens.

4. Como bares e restaurantes podem aderir à automação de processos?

Até este momento, ainda não existe uma definição de protocolos de segurança para a reabertura de bares e restaurantes no Brasil, mas podemos acompanhar tendências na Europa.

Em reportagem para a CNN, Pau Mosquera mostrou alguns protocolos de segurança para a abertura de bares e restaurantes na Espanha. Além do estabelecimento poder abrir as portas para apenas um terço de sua capacidade máxima, vimos o uso de dispositivos para medir a temperatura dos clientes que entram no estabelecimento, uso de QR code para visualizar o cardápio no celular e é entregue aos clientes um pager que os avisa quando o pedido está pronto para ser retirado no balcão.

Seguindo os protocolos estabelecidos na Espanha, já temos alguma ideia do que pode ser aderido para a abertura de bares e restaurantes no Brasil. Devemos reduzir o uso de objetos compartilhados por clientes, como os cardápios e maquininhas de cartão. Evitar o contato desnecessário com os atendentes, focando o serviço em apenas receber pedidos, ou entregar nas mesas. O espaço entre as mesas deverá ser maior para manter o distanciamento de segurança entre clientes e corredores de circulação serão delimitados dentro do estabelecimento.

Se você está buscando opções de automação de processos para seu bar, restaurante, ou evento, o Picks pode te ajudar de algumas formas. Nossa tecnologia permite que o consumidor tenha acesso ao cardápio, realize a compra e pagamento direto no app. Desta forma, cabe ao estabelecimento apenas preparar o pedido e então entregar na mesa, ou avisar o cliente que o pedido está pronto para ser retirado no balcão. Isso tudo sem a necessidade de criar um aplicativo próprio, ou usar pagers para se comunicar com seus clientes. Quer saber mais? Deixe seu contato no formulário abaixo e vamos conversar 🙂

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